Hoje, 21 de setembro, marca o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, uma ocasião dedicada a enfatizar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa condição. A Doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência, caracterizada por um processo neurodegenerativo progressivo que resulta na perda gradual das funções cognitivas, como memória, orientação, atenção e linguagem, devido à morte das células cerebrais.
Globalmente, estima-se que aproximadamente 35,6 milhões de pessoas vivam com Alzheimer, com projeções de aumento desse número. No Brasil, há cerca de 1,6 milhão de casos diagnosticados, e essa cifra tende a crescer nos próximos anos.
Atualmente, não há cura definitiva para a Doença de Alzheimer. No entanto, os avanços na medicina têm possibilitado tratamentos que não só prolongam a sobrevida dos pacientes, mas também melhoram sua qualidade de vida. Estratégias médicas e terapêuticas são essenciais para gerenciar os sintomas e oferecer suporte aos pacientes e suas famílias, promovendo um acompanhamento adequado e digno diante dessa condição desafiadora.
Agende sua consulta.
Verônica Filter de Andrade
Fisioterapia para idosos
CREFITO 153.807-F
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀