A hidratação adequada é uma das preocupações na terceira idade, uma vez que a desidratação é um dos diagnósticos mais frequentes na hospitalização de idosos no Brasil.
São vários os estudos sobre a importância da água na fisiologia humana, visto que cerca de 60% do peso corporal na idade adulta é constituído por ela, o que a torna o principal elemento do corpo humano, indispensável ao bom funcionamento do organismo e vital para a vida.
Um consumo inadequado de líquidos leva a prejuízo das funções normais do corpo senil e aumenta o risco de várias condições, como, infeções urinárias, insuficiência renal, quedas, confusão e delírio, estando também associada a um aumento das taxas de mortalidade em idosos.
Sinais de desidratação:
Boca seca
Diminuiçãodo volume de urina
Urina de cor escura
Fraqueza
Dores de cabeça
Tontura
Diminuiçãoda pressãoarterial
Redução da interação com o ambiente
A hidratação adequada é fundamental para a saúde e o bem-estar dos idosos, prevenindo uma série de complicações e contribuindo para uma melhor qualidade de vida. É essencial que tanto os idosos quanto seus cuidadores estejam atentos à ingestão de líquidos, adotando hábitos que promovam uma hidratação contínua e eficaz.
Verônica Filter de Andrade
Fisioterapia para idosos
CREFITO 153.807-F